Cinquenta tons de Cinza – O Filme

50-tons-de-cinza-poster-br-oficial

Depois de muito ver críticas ao filme e alguns status do Facebook declarando-se “decepcionados” com o longa, resolvi que já era hora de matar minha curiosidade e conferir de perto a adaptação do livro.

Fui ao cinema, sem expectativas. Já sei bem o que achei da trilogia – não pelas críticas e opiniões alheias, mas fruto de minha própria leitura. Então só me restava assistir ao filme e ver o que realmente acontecia de interessante. Não preciso dizer que o livro é muito melhor do que o filme, já que isso é clichê e quase uma verdade absoluta para mim. (Todos os filmes baseados em livros têm seu encanto, mas as obras escritas são sempre melhores, não só pela complexidade, mas também pela riqueza de detalhes.)

O filme me parece ser rápido, apesar de termos tido uma pausa de uns 15 minutos no meio da sessão, devido a problemas causados pela forte chuva e raios no momento da exibição. Com a pausa no filme, e depois a execução do mesmo sem áudio – para o desespero de muitos espectadores – o clima do longa-metragem foi um pouco dissipado até que tudo voltasse ao normal.

Em termos de romance, todo o enlace parece acontecer rápido demais. A descoberta de uma pessoa misteriosa, a atração física óbvia e a excitação dos personagens diante meros detalhes. Tudo isso é bem intenso no livro, de fato, e os protagonistas da história retrataram bem esta intensidade. Só acho o enredo (do livro e do filme, por ser uma adaptação do primeiro) um pouco “água com açúcar” demais.

Passa um pouco batido essa história de mocinha virgem se apaixona pelo ricaço misterioso e intenso. Claro, a parte do sadomasoquismo é o que entra como um contraponto. É a parte em que Anastasia Steele cai da cama e percebe que seu “príncipe encantado” não é tão encantado quanto parecia a princípio. Mas também é o lado que o torna humano, cheio de falhas e defeitos, como qualquer outro.

Não me importei com a escolha dos atores. Pessoalmente eu gostei. Sempre imaginei o Sr. Grey diferente fisicamente, mas isso tem mais a ver com o meu imaginário do que com qualquer outra coisa. Entretanto, isso é uma das grandes reclamações das espectadoras. O problema é que cada uma imagina de uma forma e é difícil agradar a todas! Parece que falta flexibilidade por parte das mulheres de aceitar alguém levemente diferente de seus imaginários.

Já as cenas mais “picantes” foram normais. Nada que me deixasse chocada como da vez em que li os livros (tenha em mente que nunca havia lido nada considerado “erótico” antes, por isso a minha surpresa). Nas obras escritas, os detalhes fazem parte para que a pessoa possa imaginar melhor toda a cena (apesar de haver detalhes que poderiam ser dispensados vez ou outra). No caso do filme, as cenas foram bem normais para mim. Exatamente dentro do que eu esperava. Nada sutil demais, e nada exagerado.

De resto, achei tudo bem interessante. Não elejo-o como o “melhor filme do mundo”, mas entreteu-me e me deixou querendo ver logo a continuação. Apesar de eu saber como a história toda termina, é legal poder acompanhar as adaptações dos livros, independente de quais sejam. Desta vez, recomendo com a cabeça de quem já assistiu ao filme: se você se interessa por um romance rápido com altos e baixos, é legar conhecer a história e vale a pena assistir ao filme sim. Só assim você poderá dizer se gostou ou não… 🙂

P.S.: A “rigidez” de atuação de Jason Dornan – com o perdão do trocadilho – em minha opinião não se refere à habilidade de atuação do ator. Muitos encararam a dureza do ator como sendo má atuação. Eu encarei como a própria rigidez e auto-controle do personagem, sendo obviamente retratado como alguém sério, reservado e pouco à vontade com seus próprios sentimentos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s