Saber ou não saber usar o Instagram? Eis a questão…

instagram-video-love3

O Instagram é um aplicativo muito legal para quem adora fotos. Você faz o seu perfil e posta as fotos que quiser.
Muita gente usa para fazer seu “portfólio”, principalmente os mais chegados em fotografias. Muitas pessoas usam como uma conta pessoal mesmo, onde postam fotos com amigos, momentos legais, saídas, comida, o que vier na tela de seus celulares. Mas uma grande parcela dos usuários ainda não entende muito bem como funciona o Instagram.

O propósito da rede social é focar nas fotografias de momentos que você gostaria de compartilhar com alguém. Mas com a popularização do aplicativo, ele tem se tornado cada vez mais um “Facebook” ou “Orkut”. Ao invés de postarem fotos legais, muita gente simplesmente posta frases, memes e por aí vai, deixando de lado a verdadeira essência do app.

Mas, como cada um é dono de seu próprio perfil, o mundo é livre para poder postar o que bem entender, não é mesmo? Mesmo que isso encha os nossos feeds de frases copiadas do Facebook e de páginas especializadas nisso. 😥

Mas tem um outro lado que poucas pessoas se atentam. Como usar o aplicativo em si? Se eu não quiser que uma fulaninha fique de olho nas minhas coisas, o que devo fazer? Se eu curtir uma foto de uma pessoa, ela recebe a notificação? Simples. Perguntas simples e fáceis de serem respondidas. Então aqui está um mini curso rápido para sanar suas dúvidas.

1 – O que acontece quando bloqueio alguém do meu Instagram?
Quando você bloqueia uma pessoa do seu Instagram, a coisa é meio diferente do Facebook. No Face, a pessoa em questão não conseguirá mais achar seu perfil na rede social, logo ela não conseguirá mais ficar bisbilhotando nas suas coisas, muito menos comentar ou curtir algo. No Instagram, se a pessoa já sabe seu nome de usuário quando for bloqueada, ela pode te encontrar simplesmente pesquisando-o, mas não conseguirá visualizar suas fotos, mesmo que seu perfil seja aberto ao público. Ela conseguirá, no entanto, ver seus comentários em fotos de amigos em comum. Se você curtiu uma foto de uma pessoa em comum, a pessoa bloqueada conseguirá ver que você curtiu a tal foto se entrar na lista de curtidas daquela foto.

2 – Se eu curtir algo e descurtir em seguida, a pessoa receberá a notificação?
Sim! A partir do momento que você curte uma foto de alguém, esta pessoa receberá a notificação da sua curtida, mesmo que você “descurta” depois. Esta é uma ótima forma de saber quem fica de olho nas suas coisas. Acidentalmente, a pessoa pode “curtir” sua publicação e “descurtir” logo em seguida, já que para dar um “like” no Instagram, é só clicar duas vezes na foto. Ou seja, se seu dedo esbarrar na tela, em cima da foto, duas vezes, já era! Está registrado! XD

3 – Alterando suas configurações de privacidade:
A melhor forma de se proteger contra pessoas aleatórias fuçando em suas fotos é mudar a configuração do seu perfil. Se você colocá-lo no modo “privado”, as pessoas terão que solicitar uma aprovação para que possam ter acesso a suas coisas. Depois que você aprovar, aí sim elas conseguirão ver suas fotos e perfil. Se você não aprovar, elas continuam de fora de suas coisas Mas, se você não liga para estas coisas, ou para estas pessoas malas, é só bloqueá-las e manter seu perfil público. Com o perfil público, você consegue mais curtidas em suas fotos usando as famosas hashtags!
Vale ressaltar que, se você tem uma solicitação para seguir pendente (alguém pediu pra te seguir e você ainda não aprovou ou rejeitou), e você mudar seu perfil de “privado” para “público”, a solicitação antes pendente será automaticamente aprovada.

4 – Como usar as hashtags:
Hashtags são bem úteis quando você quer conseguir mais curtidas para suas fotos. Elas sempre vem com a formatação #algumacoisa. Então, quando você for postar uma foto legal, tente usar as hashtags, ou simplesmente tags, com palavras chave que dizem respeito ao assunto da foto. Por exemplo, digamos que você postou uma foto bem linda do seu cãozinho de estimação. Você pode fazer a legenda da foto e depois complementar com as tags #amomeudog #ilovemypet #doglovers entre outras. Isso ajuda a conseguir visibilidade para suas fotos, tanto do público brasileiro, quanto do público de fora, principalmente se você usar as tags em inglês. Também vale lembrar que as tags mais usadas garantem mais visualizações, desde que suas fotos sejam atraentes para outras pessoas também.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s