Heterocromia: mutação genética

Para quem já assistiu X-Men: Primeira Classe, vocês se lembram de quando o Professor Xavier está explicando a uma menina, em um bar, sobre a mutação genética dela (ela tinha um olho de cada cor), chamada de heterocromia?

Hoje eu estava lendo uma matéria interessante sobre isso.
Basicamente, a heterocromia é uma anomalia que costuma ser herdada geneticamente, mas pode ocorrer devido a algumas lesões ou ferimentos graves nos olhos, além de doenças graves. Existem dois tipos: a setorial (duas cores no mesmo olho) e a completa (um olho de cada cor), e é até possível ter os dois tipos ao mesmo tempo. As possibilidades são variadas (azul e verde, castanho e azul, etc..) e o fator decisivo para a formação das cores é a mesma que ocorre em pessoas com olhos iguais: a quantidade de melanina na íris do globo ocular.


800px-Siberian_Husky_heterchromia_edit
Esse fenômeno ocorre em cães, gatos e em humanos. Menos de 1% da população mundial apresenta heterocromia de alguma forma.
Uma, de minhas duas melhores amigas, tem heterocromia (ela tem olhos castanhos, mas cada um de um tom diferente). É bem legal de ver e eu acho muito lindo!
Então, me lembrei que certa vez notei que o centro do meu olho não era verde, como eu sempre pensei, e sim amarelo. Dando umas pesquisadas em minhas fotos, observei que realmente, o centro dos meus dois olhos são meio caramelo. Logo, sou uma mutante também! Agora só me resta saber qual será meu poder.. hehe ❤

Mas, falando sério, acho legal descobrir coisas sobre nós mesmos, que nem fazíamos ideia. Eu já tinha notado isso antes, mas sempre encarei como algo muito comum, porque pra mim era só uma característica do meu olho. Nem sabia que isso tinha um nome e que era mais difícil de encontrar do que eu pensei.. Minha mãe também tem olhos verdes (mas os dela são bem clarinhos), com o centro em tons de amarelo também. 🙂

heterocromia2 heterocromia3 heterocromia4

Entendendo melhor (exemplos visuais)
olho_site_heterocomia1 – Heterocromia Setorial Segmentada (uma parte do olho é de outra cor)
2 – Heterocromia Setorial Central (o centro dos olhos são de outra cor)
3 – Heterocromia Completa (um olho de cada cor)
4 – Heterocromia Completa Setorial (um olho de cada cor, com um deles apresentando uma parte com cor diferente)

Famosos com Heterocromia
Algumas celebridades também apresentam essa anomalia genética e muitas vezes nós nem percebemos. Desde Heterocromia Setorial, como o caso de muitos deles, até a Setorial Central, como o Benedict Cumberbatch. Aqui estão alguns exemplos.

 

Advertisements

One thought on “Heterocromia: mutação genética

  1. Que interessante! Já conhecia o fenômeno mas achava que só se aplicava a extremos (como o exemplo)! Tenho certeza que não tenho porque mal tem diferenciação de cor na iris (castanho escuro!) , mas é realmente lindo. ❤

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s