Vamos falar de Black Friday…

Black Friday é mais uma “invenção” norte-americana que pegou aqui no Brasil. Sempre que chega essa época do ano, em Novembro, as lojas já começam a anunciar descontos e mil e uma ofertas vantajosas ao cliente.

Mas, como sabemos do bom e velho “jeitinho brasileiro”, é ótimo ficar de olho durante o ano todo nos preços dos produtos pra ver se realmente a promoção rola de forma satisfatória. Já vi muitos casos de lojas, físicas ou virtuais, que indicam uma promoção maravilhosa, mas aumentam os preços dos produtos antes de anunciá-la. O que dá na mesma de não ganhar desconto algum, ou ganhar um desconto de 10 reais, por exemplo.

Nesse ano, disseram-me que o Procon publicou uma lista de nomes de empresas que não praticam o Black Friday, apesar de anunciarem o contrário. Eu não fiquei de olho e não pesquisei muito sobre a tal lista.Na verdade, eu nunca participo dessas promoções. Este foi o primeiro ano em que me atentei para isso.

Estava namorando uma bolsa da Capodarte, de longa data, pelo site da Dafiti. Achei maravilhoso que anunciaram um desconto de R$ 100 na bolsa. Não era barata e tinha chegado minha chance de aproveitar um desconto bem vindo. Empolguei-me. Pensei por algumas horas, até notar que todos os modelos que eu estava namorando estavam se esgotando no site.

Fiz o que qualquer mulher apaixonada faria numa situação dessas: avaliei por mais uns 10 minutos, pensando bem se iria comprar mesmo e se poderia pagar, e mandei bala. Meio no desespero. Comprei. Paguei a compra no cartão pra garantir que iriam identificar o pagamento logo e reservar minha bolsa linda. Deu certo! Restaram 2 unidades da bolsa após minha compra, então fiquei feliz que deu pra garantir minha paixão de longa data.

Acabou o Black Friday, mas a Dafiti continuou anunciando as ofertas. E, no Domingo, a mesma bolsa que eu comprei estava sendo anunciada com mais R$ 50 de desconto. Me ferrei. Poderia ter aguardado mais um pouco e comprado a bolsa com um desconto maravilhoso, mas o medo de perder a chance de adquirir minha belezinha foi maior. É aí que muitas empresas ganham: muita gente, com medo de perder a oportunidade, compra logo os produtos desejados, sem pensar que poderiam conseguir descontos até maiores posteriormente. Como no meu caso.. 😦

No final das contas, notei que a “promoção” da Dafiti de ganhar R$ 100 de desconto nas compras acima de R$ 250, tinha sido excluída durante o período de ofertas da Black Friday. O que isso significa? Significa que se eu tivesse comprado a bolsa antes do evento, teria pago exatamente a mesma quantia que paguei no dia da oferta. Porque os R$ 100 de desconto que anunciaram naquele produto específico, como promoção da Black Friday, não era nada além do mesmo desconto que o site anunciava o ano todo. Ou seja, caí na história deles.

Eles até deram o desconto de R$ 50,00 no produto, no Domingo, quando disseram que “prorrogaram” as ofertas por mais um tempo. E quem comprou na sexta, achando que estava fazendo um “negocião”, como eu, se ferrou legal. Pagou o mesmo preço que pagaria com ou sem promoção. Agora o jeito é tentar pensar que, independente disso, saí com uma bolsa nova, apesar do preço ter continuado salgadinho. 😥

Leave a Reply

