Kpop 101 – Conhecendo as empresas

Bom, pensando nos novatos de plantão no universo do Kpop, eu resolvi trazer aqui algumas curiosidades para quem está se aventurando nesse gênero musical que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Mas, para não ficar pesado, vou tentar pincelar um pouco de tudo.

Hoje vou começar com as empresas que “regem” a indústria do Kpop.


1-) As grandes empresas – “The big 3”

As 3 grandes empresas que dominam, ou dominaram,  o mercado do Kpop são basicamente: YG JYPSM Entertainment.
Há outras empresas muito boas e fortes que competem com todas as outras, que também devem ser mencionadas. São elas: Starship Entertainment – CJ ENMBig Hit.

Porém, de uns tempos para cá, a YG parece estar perdendo lugar para outras empresas devido a algumas quedas nas vendas, considerando que seu boy group mais influente (BIGBANG) tem seus membros alistados no exército atualmente, o que significa que o grupo está em hiatus.
Eles tem outros nomes interessantes sob suas asas: IKON e Blackpink. No entanto, as meninas de Blackpink, por mais sucesso que estejam fazendo no momento atual, não são o suficiente para garantir a lucratividade da empresa.

 

20190327092519701rwcs

2-) “The Big 3” vira “The Big 4”?
Há um tempo, o cenário das grandes 3 tem mudado. Com a YG perdendo força por conta do hiatus de BIGBANG, bem como com a controvérsia do caso Seung Ri (ex-integrante do grupo BIGBANG), outras empresas do ramo estão ganhando espaço. A Big Hit é uma delas.

Impulsionados pelo estrondoso sucesso dos meninos do BTS (Bangtan Boys), a Big Hit teve um aumento de 132% nas vendas, 97% no lucro operacional e 105% no lucro líquido do mesmo trimestre do ano anterior. O que significa que eles ganharam 214,2 bilhões de Wons no ano passado, tornando-se assim uma das empresas mais promissoras atualmente.

Isso significa que muito possivelmente estamos observando uma transição nas grandes empresas responsáveis pelo Kpop atual.


3-) Conhecendo as principais empresas de Kpop

BIGBANG-YG

• YG Entertainment
 – Fundada por Yang Hyun Suk, o selo é fortemente influenciado pelo R&B e hip hop. A empresa é muito conhecida por sua ênfase na liberdade artística e em manter a integridade da música. Eles produzem a maioria de suas próprias músicas. O selo não foca no visual, apenas no talento de seus artistas: os próprios artistas são motivados a trabalhar arduamente.
É o lar de artistas como: BIGBANG (foto), 2NE1, SE7EN, PSY, Epik High, IKON, Blackpink e Winner.

 

exo-sm

• SM Entertainment – Fundada por Lee Soo-Man, o foco maior do selo é a música pop. A empresa é creditada por iniciar a onda do “hallyu“*. Eles são os mais “brilhantes” do grupo de empresas, focam muito na aparência visual dos seus artistas, não escrevem muitas de suas músicas e fazem os artistas trabalharem realmente pesado.
É o lar de artistas como: SHINEE, SNSD, Super Júnior, f(x), EXO (foto), Red Velvet e NCT 127.
*Hallyu, ou também conhecido como “Onda Coreana”, é como é chamada a grande expansão e popularização da cultura sul-coreana a partir dos anos 90.

 
got7-jyp

• JYP Entertainment
 – Fundada por Park Jin-Young, o selo é regido principalmente pelo estilo pop. Eles se preocupam bastante com a aparência visual e os talentos de seus artistas. Todas as músicas são produzidas pelo próprio JYP, e ele faz com que os artistas trabalhem duro. É uma ótima companhia.
É também o lar de artistas como: 2PM, 2AM, Wonder Girls, JOO, Miss A, San E e Got7 (foto).

 

 

block-b-cjenm

• CJ ENM – É quase como um conglomerado. Eles tem várias subsidiárias e dominam praticamente todas as áreas. O selo produz, transmite, distribui e oferece grande variedade de música e entretenimento. É uma subsidiária do CJ Group. Alguns dos artistas musicais de melhor desempenho comercial foram formados pela Mnet.
É lar de artistas como: Lee Hyori, T-ara, CNBLUE, F.T Island e Block B (foto).

 

 

BTS-BIGHIT

• Big Hit Entertainment – Fundada por Bang Si-Hyuk, produtor musical e ex-compositor da JYP em 2005. Não sei muito falar sobre o foco do selo, pois eles são relativamente “novos”. Mas são os grandes responsáveis pelo BTS (foto), o duo Homme e o atual lançamento da empresa TXT.
Também foi o lar de artistas como: 2AM, GLAM e 8Eight.

 
monsta-x-starship

• Starship Entertainment – Foi fundada por Kim Shi-dae em 2008. Ele já havia trabalhado anteriormente como um gerente de estrada para um grupo de Kpop chamado Cool e para a Big Hit Entertainment entre 2005 e 2007, antes de estabelecer a sua própria companhia. Apesar da sua “idade nova” na indústria, o selo já conta com alguns artistas famosos, como: K.Will, Cosmic Girls, Boyfriend, Mad Clown e Monsta X (foto).

Por hoje é só, pessoal. Mas eu voltarei com mais posts da série “Kpop 101“. Minha intenção é ajudar a tirar dúvidas e ajudar os novatos a conhecer e se familiarizar com esse universo tão vasto. A verdade é que o Kpop é viciante e, uma vez que você entra nesse mundo, não tem mais volta. Falo por experiência própria. 😆

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s